sábado, 14 de abril de 2012

MASSAGEM PARA LOMBALGIA





O termo lombalgia não especifica as causas. Refere-se as dores e desconforto na região lombar que podem ser leves ou agudas. A situação mais indicada para a massagem é de rigidez dos músculos envolvidos na postura, inclinações e torções.
Os subprodutos da atividade muscular são principalmente dióxido de carbono e ácido lático e que devem ser incluídos na circulação sanguínea. Quando os músculos são utilizados em excesso esses subprodutos acumulam-se em volta dos músculos e irritam as terminações nervosas. A massagem terapêutica ajuda a retirar estes detritos, e assim, diminuir a rigidez e a dor. Em casos de excesso de líquidos, pode-se também realizar as manobras de drenagem linfática.
Pode-se usar óleo de semente de uva com lavanda, camomila e manjerona. Estas essências possuem efeitos analgésicos.
Com o paciente deitado em decúbito ventral (barriga para baixo) experiente colocar uma almofada no abdômen para aumentar o conforto.
Os pontos que destacaria por serem de relativa facilidade de eficácia são:
Massagem de deslizamento na região dorsal, altura do cóxi em direção ao pescoço.
Faça também massagem perto da coluna em direção a região lateral.
Deslizamentos com o polegar no sentido das fibras são também muito eficazes principalmente nos para vertebrais e quadrado lombar. E para terminar, acupressão nos pontos da bexiga sem esquecer dos forames sacrais.
Os pontos reflexos no pé também podem ajudar na recuperação. Tenha um bom mapa de reflexo
 logia para auxiliá-lo.
Precauções são necessárias pois as lombalgias podem ser ocasionadas por problemas renais, hérnia de disco, distensão muscular e que produzem também dor intensa no local. Nestas situações, deve-se procurar a ajuda médica.




A coluna vertebral é um conjunto de 33 ossos curtos e superpostos que recebem o nome de vértebras. Constitui a estrutura básica do esqueleto, pois sustenta a cabeça e o tronco. Além disso, protege a medula espinhal, importante componente do sistema nervoso.

7 – vértebras cervicais

12 – vértebra torácicas – dorsais

5 – vértebras lombares

5 – vértebras sacras – sacro

3 –5 – vértebras coccígenos – cóccix

Nenhum comentário:

Postar um comentário