sábado, 14 de abril de 2012

MASSAGEM RELAXANTE ( SISTEMA CIRCULATÓRIO)




Problemas no Sistema Circulatório
que nós,
Massoterapeutas
podemos tratar:



Labirintite: Pode tratar-se de um comprometimento das Artérias Vertebrais. Fator Gerador: retificação ou inversão da Lordose Cervical (cabeça baixa – queixo próximo ao peito) podendo estar acompanhada de uma escoliose cervical. A Alteração nos Desvios do Eixo da Coluna cervical – ADEC – diminui (por estenose ostial das artérias Vertebrais) o fluxo do sangue das mesmas e da que formarão, a artéria Basilar. Da artéria Basilar ramifica-se a artéria do Labirinto, responsável pela irrigação daquele órgão (estamos considerando apenas um dos labirintos). Os canais semicirculares com suas paredes ciliadas (com inervação na base dos cílios) e cheios de “Endolinfa” necessitam da sensibilização das “esferas” de carbonato de cálcio para darem ao SNC o referencial de posição que possibilitará o “equilíbrio”. Estas esferas se deslocam pelos canais, sensibilizando os cílios em suas “paredes”, graças ao líquido ali existente (endolinfa). Quando o Labirinto fica com seu suprimento sanguíneo comprometido a qualidade da “Endolinfa” também fica. Caso este líquido perca suas propriedades, oferecendo uma mínima resistência ao deslocamento das esferas (as esferas referenciam posições sensibilizando cílios das paredes graças as leis da física que regem os corpos em inércia e movimento) o sistema de informações sofrerá um “retardo” comprometendo as funções do labirinto podendo evoluir par o que conhecemos como Labirintite.
Terapia: Espondiloterapia, Massagem Neurocirculatória e Descompressão Vertebral.
- Dores de Cabeça Occipitais: Pode tratar-se de um comprometimento das Artérias Vertebrais. Diminuição do fluxo das Artérias Vertebrais e das que formarão a Basilar com suas ramificações. Fator Gerador: retificação ou inversão da Lordose Cervical (cabeça baixa – queixo próximo ao peito) podendo estar acompanhada de uma escoliose cervical. A ADEC diminui, por estenose ostial das Artérias Vertebrais, o fluxo do sangue destas artérias e das que formarão a Artéria Basilar. Para compensar esta defasagem o SNC pode tomar duas providências: a) aumentar a pressão arterial (PA); b) aumentar o calibre dos vasos sanguíneos. Este último mecanismo acabará “empurrando” as meninges contra o crânio. Como na região occipital, existe uma sensibilização meníngea, ocorre a dor.
Terapia: Espondiloterapia, Massagem Neurocirculatória e Descompressões Vertebrais.
- Memória Fraca / Dificuldade para Concentração: Pode tratar-se de um comprometimento das Artérias Vertebrais. Fator Gerador: Retificação ou Inversão da Lordose Cervical (cabeça baixa – queixo próximo ao peito) podendo estar acompanhada de uma escoliose cervical. A Alteração nos Desvios do Eixo da Coluna cervical – ADEC – diminui (por estenose ostial das artérias Vertebrais) o fluxo do sangue das mesmas e da que formarão, a artéria Basilar. A defasagem circulatória implica, entre outras coisas, num comprometimento da correta oxigenação do SNC. Caso o restabelecimento do fluxo sanguíneo não ocorra à carência de oxigênio pode levar a uma alteração de ondas cerebrais periodizando a que tenha como característica uma vasodilatação, ondas alfa, as presentes no estado Parassimpático. Quando isto ocorre o paciente oscila entre períodos de “alerta” e “sonolência”. Neste “quadro” as informações recebidas não fazem uma “marca“ suficientemente “profunda” para serem lembradas. O paciente refere Memória Fraca. A concentração, o pensamento neste estado tende “fugir”, o que é descrito como Dificuldades Para a Concentração.
Terapia: Espondiloterapia, Massagem Neurocirculatória e Descompressão Vertebral.
 Câimbras: Espasmo muscular que ocorre devido há uma desnutrição das células formadoras da fibra muscular. Sobrevém de uma saturação do meio por resíduos (catabólicos) não removidos em razão de uma deficiência circulatória.
Terapia: Espondiloterapia, Massagem Neurocirculatória, Descompressão Vertebral e Drenagem Linfática Propeli.
 Trombose: Entende-se por trombose a formação de um coágulo no interior de um vaso sanguíneo. Para que isso ocorra, são necessárias peculiares condições patológicas: Diminuição da velocidade do sangue; Lesão do endotélio (tecido que reveste o interior do aparelho circulatório); Alteração da composição do sangue. Em alguns casos a trombose não provoca sintomas, outras vezes, o trombo obstrui um vaso, impedindo a chegada de sangue nos tecidos, formando, portanto, um enfarto que, é particularmente grave quando atinge o coração, o pulmão ou o cérebro.
Terapia: Drenagem Linfática Propeli.
 Varizes: Dilatação das paredes venosas motivada por estase sangüínea e por diminuta resistência da parede das veias. Atinge geralmente os membros inferiores e predomina no sexo feminino depois ou durante a evolução da gravidez. Os sintomas são: aparecimento de cordões subcutâneos azulados, sensação de peso nos membros, edemas.
Terapia: Drenagem Linfática Propeli.
Hematomas: Acumulo de sangue no tecido provocado por extravasamento ou por lesões dos vasos. Quase sempre é de origem traumática, porém pode surgir espontaneamente durante a evolução de algumas doenças que provocam a fragilidade vascular.
Terapia: Drenagem Linfática Propeli.
Edema: Aumento de líquido nos tecidos ou nas cavidades corpóreas, proveniente dos vasos sangüíneos; forma-se segundo um dos seguintes mecanismos: aumento da pressão exercida pela água (pressão hidrostática) no interior dos vasos ou sua diminuição no exterior; diminuição de proteínas no plasma ou seu aumento no líquido intersticial; aumento da permeabilidade dos capilares.
Terapia: Drenagem Linfática Propeli.
Celulite: Sedimentação da gordura em adipósito superficial que tem como fator gerador deficiência na circulação periférica.
Terapia: Drenagem Linfática Propeli

Nenhum comentário:

Postar um comentário